Princípios Orientadores e Objetivos

Princípios orientadores



Elege como objeto privilegiado, a comunidade local na perspectiva da sua afirmação e desenvolvimento “- dar espaço ao local, tempo à sua afirmação, poder ao seu poder...”;
Trabalha a dimensão educativa, enquanto vertente de um desenvolvimento que só pode ser integrado e sistémico (a educação encarada como ato de cultura e de valorização das diferenças culturais e sociais locais; como esteio, mas também como produto, do património local acumulado);
Entende por dimensão educativa os níveis de educação formal, não formal e informal, considerados na sua interdependência mas também na sua autonomia relativa: admite e perspectiva uma intervenção voltada para as escolas e os docentes em ordem à sua valorização e mudança, tal como admite e perspectiva programas de formação e intervenção orientados para (ou apoiados nos...) atores e instituições da educação não formal e informal;
Assume como seu quarto pressuposto e traço de especificidade, o reconhecimento e a recuperação da diferença que a diversidade implica.


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Objetivos

Organizar, gerir e apoiar Projetos de intervenção, animação, investigação e desenvolvimento de âmbito cultural, educativo, social e económico;
Intervir socialmente no sentido de prosseguir fins humanitários, na perspectiva de apoiar e desenvolver iniciativas baseadas nos valores de autonomia, de solidariedade e de emancipação social;
Estruturar dispositivos de formação e ensino;
Produzir materiais escritos e audiovisuais de apoio e difusão no âmbito das áreas de intervenção referidas;
Contribuir para os processos e dinâmicas de integração e desenvolvimento comunitário bem como de regionalização;
Contribuir para a difusão nacional e internacional das problemáticas da educação do ensino, da cultura e do desenvolvimento em Portugal;